O que nos orienta

O compromisso com o desenvolvimento sustentável é parte da orientação estratégica do BNDES e está presente em nossa missão.

Para guiar nossas inciativas de responsabilidade social e ambiental, dispomos de políticas específicas e de uma estrutura de governança para o tema.

Políticas

Conheça as políticas relacionadas à nossa atuação socioambiental: Estatutos, Código e Políticas

Governança

O BNDES conta com diversas unidades dedicadas à temática ASG, reforçando a importância transversal dada ao tema pela instituição. A dimensão socioambiental é apreciada pelos colegiados do BNDES que participam do processo de aprovação do apoio financeiro.

A BNDES dispõe, ainda, do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Territorial (CSS). Criado em 2014, o CSS é um comitê consultivo responsável por liderar a implementação e o acompanhamento de nossas iniciativas de fortalecimento da responsabilidade socioambiental e promover a integração dessa dimensão nas políticas, processos e relacionamentos do BNDES.

O CSS é responsável por coordenar a elaboração do Plano de Implementação da Política de Responsabilidade Social e Ambiental que, na sua versão 2022-2024, prevê iniciativas como a estruturação de novos produtos associados à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à transição para uma economia de baixo carbono. Outro avanço previsto é a integração da dimensão climática na análise das operações de apoio financeiro. O Plano prevê, ainda, iniciativas para fortalecer a gestão de riscos socioambientais do BNDES, inclusive na prevenção e mitigação de impactos dos projetos financiados.

Plano de Implementação da Política de Responsabilidade Social e Ambiental 2022-2024

Adicionalmente, o BNDES possui um subcomitê para temas ASG no Conselho de Administração, o que representa mais um passo no aprimoramento de sua estrutura de governança.

Planejamento Estratégico

Anualmente, em conformidade com o art. 23 da Lei n.º 13.303/2016 (Lei das Estatais), o Sistema BNDES atualiza sua Estratégia de Longo Prazo com base na Análise de Riscos e Oportunidades para, no mínimo, os próximos cinco anos, e define seu Plano de Negócios para o exercício seguinte.

Estratégia de Longo Prazo (2024-2028)

A Estratégia de Longo Prazo do Sistema BNDES é composta pelos seguintes elementos:
– Identidade Institucional;
– Temas Estratégicos;
– Diretrizes Estratégicas;
– Objetivos Estratégicos;
– Mapa Estratégico; e
– Modelos de Negócios.

Para o período 2024 a 2028, foi mantida a Identidade Institucional aprovada na revisão da Estratégia ocorrida no primeiro semestre de 2023, a saber:
– Propósito: Melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental;
– Visão: Ser um banco de desenvolvimento verde, digital, inclusivo, inovador, industrializante e tecnológico;
– Missão: Retomar o protagonismo do BNDES no desenvolvimento econômico, social e ambiental brasileiro;
– Valores: Compromisso com desenvolvimento; Espírito público; Ética; e Excelência; e
– Princípios: Agilidade; Comprometimento; Cooperação; Diversidade; Efetividade; Equidade; Inovação; e Transparência.

Estratégia de Longo Prazo 2024-2028

Plano de Negócios Anual

Já o Plano de Negócios Anual é o resultado da elaboração da Estratégia Corporativa do Sistema BNDES, dentro de um horizonte de curto prazo (um ano). Este documento é composto pelos indicadores estratégicos corporativos e suas metas.

Plano de Negócios 2024

Alinhamento Externo

O Banco também está alinhado a documentos externos de referência no assunto, como a norma internacional sobre Responsabilidade Social ISO 26000 e o Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Social, assinado pelo BNDES em 2008. Ambos serviram de inspiração para a formulação de nossa Política de Responsabilidade Social e Ambiental (PRSA).

A Política, aprovada em 2010, foi atualizada em 2014 para tornar-se aderente às diretrizes da Resolução do Conselho Monetário Nacional 4.327/2014 e novamente em 2019. Essa resolução estabelece um conjunto de obrigações relacionadas à formulação de uma PRSA, à manutenção de estrutura de governança para viabilizar a implementação e o monitoramento das ações relacionadas à PRSA, bem como à adoção de um sistema de gestão de riscos socioambientais.

Última atualização: 1 julho, 2024