O que nos orienta

O compromisso com o desenvolvimento sustentável é parte da orientação estratégica do BNDES e está presente em nossa missão.

Para guiar nossas inciativas de responsabilidade social e ambiental, dispomos de políticas específicas e de uma estrutura de governança para o tema.

Políticas

Conheça as políticas relacionadas à nossa atuação socioambiental: Estatutos, Código e Políticas

Governança

O BNDES conta com diversas unidades dedicadas à temática ASG, reforçando a importância transversal dada ao tema pela instituição. A dimensão socioambiental é apreciada pelos colegiados do BNDES que participam do processo de aprovação do apoio financeiro.

A BNDES dispõe, ainda, do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Territorial (CSS). Criado em 2014, o CSS é um comitê consultivo responsável por liderar a implementação e o acompanhamento de nossas iniciativas de fortalecimento da responsabilidade socioambiental e promover a integração dessa dimensão nas políticas, processos e relacionamentos do BNDES.

O CSS é responsável por coordenar a elaboração do Plano de Implementação da Política de Responsabilidade Social e Ambiental que, na sua versão 2018-2020, prevê iniciativas como a estruturação de novos produtos associados à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à transição para uma economia de baixo carbono. Outro avanço previsto é a integração da dimensão climática na análise das operações de apoio financeiro. O Plano prevê, ainda, iniciativas para fortalecer a gestão de riscos socioambientais do BNDES, inclusive na prevenção e mitigação de impactos dos projetos financiados.

Plano de Implementação da Política de Responsabilidade Social e Ambiental 2018-2020

Adicionalmente, a criação recente de um subcomitê para temas ASG no Conselho de Administração do BNDES representa mais um passo no aprimoramento de sua estrutura de governança.

Planejamento Estratégico

Apoiar a migração da economia do País para uma economia verde faz parte do Planejamento Corporativo do BNDES. A gestão do planejamento contempla iniciativas e projetos que visam internalizar o tema e monitorar indicadores para medir o desempenho das ações operacionais do BNDES no aspecto socioambiental.

Um exemplo disso é o nosso Plano Trienal 2020-2022, que define grandes entregas para a sociedade até 2022, elaboradas com base em um mapeamento dos principais desafios da economia brasileira. Cada entrega trata de temas que têm relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Planejamento Estratégico

Alinhamento Externo

O Banco também está alinhado a documentos externos de referência no assunto, como a norma internacional sobre Responsabilidade Social ISO 26000 e o Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Social, assinado pelo BNDES em 2008. Ambos serviram de inspiração para a formulação de nossa Política de Responsabilidade Social e Ambiental (PRSA).

A Política, aprovada em 2010, foi atualizada em 2014 para tornar-se aderente às diretrizes da Resolução do Conselho Monetário Nacional 4.327/2014 e novamamente em 2019. Essa resolução estabelece um conjunto de obrigações relacionadas à formulação de uma PRSA, à manutenção de estrutura de governança para viabilizar a implementação e o monitoramento das ações relacionadas à PRSA, bem como à adoção de um sistema de gestão de riscos socioambientais.

Última atualização: 29 julho, 2021