Ética e Compliance

A ética é um dever de nossos administradores, empregados e prestadores de serviço. Nosso compromisso com a ética está expresso em nossa declaração de valores e em nosso Código de Ética, que também é aplicável a todos que interagem com o BNDES, inclusive clientes e instituições financeiras credenciadas para repasse de recursos.

A Comissão de Ética é a unidade responsável pela gestão da ética no Banco, tratando, por exemplo, de consultas e apurações sobre conduta.

Apoiando a construção de um ambiente íntegro, temos também a unidade de compliance, que se encarrega do desenvolvimento, disseminação e monitoramento do tema, promovendo ações tanto para os públicos internos quanto externos.

Para o BNDES, compliance é o dever de estar em acordo com a regulamentação vigente, dentro dos mais altos padrões éticos e de conduta e tem duas dimensões principais: conformidade e integridade. Em resumo, conformidade diz respeito ao cumprimento de acordos e normas, enquanto integridade trata da prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo e de medidas contra fraudes e corrupção.

Consulte os principais documentos:

Ética e Integridade

Código de Ética

Principais marcos nos últimos anos

Última atualização: 4 agosto, 2021