O que fazemos

Nesta seção, destacamos como a Responsabilidade Social e Ambiental inerente a nossa orientação estratégia se concretiza em ações.

Sociedade

A responsabilidade social e ambiental do BNDES com a sociedade é transversal a toda a atuação do Banco e se manifesta no apoio à concretização de projetos que trazem melhor condições de vida aos brasileiros.

Temos também a responsabilidade com a transparência de nossa atuação, atendendo demandas por informação e divulgando informações sobre as nossas atividades. Nossa Política de Transparência reforça esse compromisso.

Conheça nossos canais de atendimento e instrumentos de transparência

O BNDES apoia setores e segmentos que geram não somente emprego, renda e desenvolvimento econômico, mas também qualidade de vida para a população. Financiamos, por exemplo, projetos de mobilidade e saneamento, que contribuem para o enfrentamento de complexos desafios dos centros urbanos; e apoiamos projetos para geração de emprego e renda em áreas de vulnerabilidade social.

Clientes

No relacionamento com nossos clientes, levamos em conta as externalidades sociais e ambientais dos projetos apoiados.

Os empreendimentos são analisados quanto a seus riscos e impactos sociais e ambientais, o que inclui a exigência da comprovação da regularidade ambiental.

A classificação de risco socioambiental dos empreendimentos pode levar a recomendações de ajuste e até ao acréscimo de cláusulas sociais e ambientais nos contratos, adicionais às obrigações já previstas por lei.

Conheça:

– Análise Socioambiental dos Projetos Apoiados

– Contratação e Acompanhamento

– Soluções de Finanças Sustentáveis

Fornecedores

Consciente de seu potencial como forte indutor de práticas sustentáveis e de sua responsabilidade enquanto empresa pública, o BNDES dispõe de mecanismos que balizam o relacionamento com seus fornecedores:

  • Plano de Logística Sustentável

Planejamento de ações de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços pelo BNDES. O Plano mapeia práticas atuais do Banco, define metas e ações para o atingimento destas.

Acesse o Plano.

  • Política de Conduta e Integridade no âmbito das licitações e contratos administrativos

Estabelece que os participantes do Sistema BNDES que atuam nos processos de licitação e contratação administrativa deverão agir com transparência, comprometendo-se a realizar a divulgação dos atos praticados e de suas respectivas justificativas, do modo mais amplo possível.

Elenca também uma série de obrigações a fim de evitar condutas como a oferta e recebimento de vantagem indevida; o uso de informações privilegiadas; e a prática de nepotismo nas licitações e contratações.

Conheça a Política.

 

Colaboradores

Os empregados e colaboradores do BNDES são aqueles que realizam, no dia a dia, a missão do Banco de estimular o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira.

O BNDES adota políticas de valorização dos empregados e promoção de seu desenvolvimento pessoal e profissional, sempre com ênfase no compromisso social, ambiental e de respeito aos direitos humanos.

Nosso cuidado se estende desde as condições físicas dos escritórios de trabalho a mecanismos que garantam um ambiente ético e de respeito à diversidade.

Conheça:

Gestão da Ética e Código de Ética

Comunidades de entorno

O BNDES concentra suas atividades operacionais no Rio de Janeiro, onde presta uma atenção especial ao entorno. Nosso edifício-sede (EDSERJ) é administrado em conformidade com conceitos avançados de sustentabilidade ambiental, tendo sido reconhecido pela obtenção de certificados que atestam sua eficiência e responsabilidade socioambiental.

Saiba mais sobre os padrões de sustentabilidade do edifício-sede do BNDES.

Além disso, o Banco atua diretamente em sua área de vizinhança, mantendo e promovendo melhorias nas condições de circulação, segurança e na valorização do patrimônio existente, trazendo benefícios para toda a população residente e flutuante.

  • Inventário de emissões

Para além do relacionamento com a comunidade de entorno, a preocupação com a sustentabilidade em nossas atividades motivou nossa adesão ao Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa, em 2012.

As emissões do BNDES consideram desde o combustível consumido nos veículos do Banco a emissões relativas a deslocamentos de funcionários. Os valores são publicados anualmente no site do Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Saiba mais sobre o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do BNDES.

Última atualização: 23 novembro, 2021